Gerar tráfego é a principal demanda de qualquer site. O mesmo vale para portais de classificados, especificamente. Quanto mais tráfego seu site obtém, maior são as chances de aumentar sua taxa de conversão. Em outras palavras, mais tráfego significa obter mais anúncios, o que significa mais receita no futuro. Como tal, direcionar o gerar tráfego para seu portal de classificados deve ser um dos seus principais objetivos. A tarefa pode parecer complicada, especialmente se seu site for recente. No entanto, existem algumas maneiras de direcionar o tráfego para portal de classificados e iremos abordá-las neste artigo.
Abaixo, você encontrará várias táticas e métodos para aumentar o tráfego para seu portal de classificados. A boa notícia é que a maioria deles é gratuita e exige apenas o seu tempo.
1. Marketing de conteúdo
Uma das maneiras mais fáceis de divulgar um portal de classificados é por meio do marketing de conteúdo. De acordo com a HubSpot, as empresas que possuem um blog obtêm 55% mais visitantes em seus sites do que as empresas que não tem.
Concentre-se na criação de conteúdo que seja relevante e útil para o seu público-alvo. Em outras palavras, crie conteúdos que resolvam as dores dos seus visitantes, os ensine sobre sua oferta e responda a perguntas que eles têm relacionadas ao seu nicho de atuação.
Assim que você começar a criar conteúdo, ele será indexado pelos mecanismos de pesquisa (como Google e Bing), o que significa que pode aparecer como um resultado de pesquisa quando seu público-alvo pesquisar por palavras-chave relevantes ao seu conteúdo.
Resumindo, a criação de conteúdo não apenas aumenta o tráfego do seu site, mas também permite que você apareça como resultado de pesquisa para clientes em potencial e pessoas que procuram os melhores recursos ou negócios específicos em sua área.
2. Faça uso das mídias sociais
Além do marketing de conteúdo, o uso de redes sociais é outra maneira eficaz de promover seu portal de classificados. O Facebook é uma das plataformas mais populares, mas não se esqueça de que existem muitas outras plataformas que podem ser úteis para seu portal, incluindo:
- Youtube
Lembre-se de que você não precisa ser ativo em todas estas redes sociais. Em vez disso, a chave aqui é se concentrar em uma ou duas plataformas onde seu público-alvo gosta de passar o tempo (onde ele realmente esteja). Em seguida, poste conteúdo relevante e envolvente. Você também pode redirecionar o conteúdo do blog do seu site em vez de criar todo o conteúdo do zero.
Converse com seus seguidores, faça perguntas e responda a comentários. Isso aumentará seu envolvimento, o que aumentará as chances de seu conteúdo ser exibido para pessoas que ainda não estão seguindo você.
Faça um link para o seu portal de classificados na biografia do seu perfil e indique às pessoas recursos úteis no seu site, bem como compartilhe sobre os benefícios de ser listado no diretório. Você também pode criar publicações promocionais ou uma oferta especial, como um desconto em classificados que podem ser oferecidos apenas para os seguidores em redes sociais.
3. Utilize conteúdo em vídeo
O vídeo como ferramenta de marketing tem ganhado popularidade nos últimos anos e não mostra sinais de desaceleração (pelo contrário). O marketing de vídeo é ótimo não apenas para aumentar as conversões, mas também para construir confiança e estabelecer um relacionamento mais pessoal com seu público.
Semelhante ao marketing de conteúdo, você pode usar o marketing de vídeo para criar um conteúdo útil e educacional do qual seu público se beneficiaria.
Quando se trata de marketing de vídeo, o YouTube é sua melhor escolha para vídeos educacionais de formato longo. Publicar conteúdo no YouTube tem outro benefício: permite que seus vídeos apareçam nos resultados de pesquisa e você pode incorporá-los ao seu site junto com uma transcrição como uma postagem de blog.
Se você preferir conteúdo de vídeo mais curto, plataformas como TikTok e Instagram Reels são ótimas para mostrar a personalidade de sua marca e fazer uma conexão com seu público.
4. Otimize seu site
Em 2021, ninguém gosta de um site que leva muito tempo para carregar. Isso prejudica a experiência do usuário e os mecanismos de pesquisa geralmente favorecem sites que carregam rápido. Por isso, é crucial otimizar seu site, pois uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa leva a mais tráfego. Sem mencionar que seus usuários e visitantes existentes estarão mais inclinados a recomendar e compartilhar seu portal de classificados.
Comece executando um teste de velocidade com uma ferramenta como Pingdom Tools para determinar a rapidez ou lentidão de carregamento do seu site. Em seguida, trabalhe para obter o tempo de carregamento para 2 segundos ou menos. Algumas recomendações incluem:
- Usando uma Rede de Distribuição de Conteúdo (ou CDN) para servir conteúdo estático, como arquivos de script e de estilo (CSS)
- Otimizando imagens e compactando seu tamanho de arquivo
- Fazendo uso de técnicas de cache
5. Trabalhe o SEO do seu portal de classificados
Investir tempo em SEO pode reduzir drasticamente os gastos com mídia paga (como campanhas de PPC), além de não evitar a dependências das redes sociais, pois o conteúdo do site estará indexado nos mecanismos de buscas e trazendo novos visitantes.
Deve-se ter em mente que SEO é uma estratégia de longo prazo. No entanto, assim que seu portal de classificados começar a ranquear na SERP (página de resultados de busca) as palavras-chave desejadas, você colherá os benefícios por anos. O primeiro passo para otimizar seu site é usar uma plataforma de classificados online amigável para SEO. Além disso, aqui estão mais algumas dicas para otimizar seu site para mecanismos de pesquisa:
- Publique conteúdo relevante e de qualidade regularmente
- Link para outras páginas e recursos em seu site
- Otimize seu site para carregue mais rapidamente
- Use palavras-chave em seus conteúdos de forma natural (a experiência do usuário é sempre mais importante)
- Otimize os títulos das páginas, use os elementos de parágrafo
- Otimize imagens com títulos e tags alt compatíveis com SEO
6. Comente em sites relevantes
A maioria dos sites que permitem comentários tem um campo onde você pode incluir o endereço do seu portal de classificados. Ao deixar comentários e contribuir para uma discussão em sites relevantes em seu setor, você pode atrair mais pessoas a visitarem o seu site.
Isso não apenas ajuda você a construir relacionamentos, mas também coloca seu portal on-line diante de novos públicos que possam estar interessados em criar anúncios para seus negócios e website.
7. Seja ativo em fóruns e comunidades ligadas ao seu nicho de atuação
Semelhante a deixar comentários em sites relevantes ao seu setor, você deve se envolver em fóruns em seu nicho. Isso lhe dará oportunidade não apenas de responder a outras pessoas, mas também de iniciar tópicos e se tornar uma referência em conteúdo neste fórum específico, o que certamente fará com que seu perfil seja visualizado por outros usuários.
No entanto, não cometa o erro de ingressar em um fórum e postar um link para seu diretório online sempre que puder. Em vez disso, concentre-se em fornecer valor primeiro. Você pode incluir um link para seu diretório como um recurso útil ou quando alguém o solicitar diretamente.
Outra forma de gerar tráfego para seu portal de classificados é incluí-lo na sua assinatura do fórum. Dessa forma, está sempre presente e de forma não intrusiva.
Se você não conseguir encontrar um fórum relacionado ao seu setor, tente encontrar uma comunidade nos grupos do Facebook ou LinkedIn. Com os grupos do Facebook e LinkedIn, você vai querer ter certeza de que seu perfil está otimizado e tem links para seu portal de classificados ou para sua página de negócios no Facebook.
8. Tire vantagem de outros diretórios
Outra maneira de divulgar seu portal de classificados online é colocá-lo em outros diretórios locais como Google My Business e Bing Places For Business facilitam os primeiros passos na hora de listar seu site na internet.
Além disso, ser listado nestes diretórios também pode ajudar a melhorar seu SEO. Depois de listar seu diretório, ele pode aparecer como um resultado de pesquisa local relevante quando as pessoas inserem palavras-chave e tópicos relacionados ao seu portal.
9. Investir em mídia paga
Se você tem um orçamento de marketing, pode considerar investir em publicidade paga. Os anúncios do Google Ads e do Facebook Ads são uma ótima maneira de expor seu portal para novos públicos e ganhar visibilidade.
Os anúncios do Facebook são uma ótima opção se você deseja obter detalhes sobre a segmentação de seu público-alvo. Eles também permitem que você use imagens, vídeos e anúncios de texto para que você tenha mais opções quando se trata de criar um anúncio atraente para o seu portal.
Se você deseja manter a simplicidade e o foco em um meio, pode optar pelo Google Ads, pois eles facilitam a criação de anúncios de texto que direcionam o tráfego para o seu site.
10. Seja presente no LinkedIn, Medium, Quora e sites similares
Como falamos anteriormente, o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de gerar tráfego para seu portal de classificados online. Outro benefício do marketing de conteúdo é que ele fornece bastante material para redirecionar conteúdo de mídia social ou para repassar em outros sites.
O LinkedIn, Quora e o Medium são ótimos lugares para repostar artigos do seu blog de maneira rápida, atingindo um novo público que poderá visitar seu site.
Boas práticas para para esta estratégia:
- Você pode postar o artigo na íntegra e dizer que foi publicado originalmente em seu site
- Publique apenas um trecho do artigo e incentive os leitores a ler o resto em seu site
- Expanda o artigo original e termine com uma frase de chamariz que direciona os leitores para uma landing page em seu site onde eles podem explorar todos os recursos que seu portal de classificados online tem a oferecer
11. Faça uso de Guest Blogging
O guest blogging é uma prática comum de marketing digital em que você escreve uma postagem de blog ou um artigo para outro site relevante em seu nicho. Esse método funciona muito bem para direcionar o tráfego para o seu site, especialmente se você criar um link para uma landing page com uma oferta especial.
Depois de escrever um guest post, você terá automaticamente um backlink para seu site por meio de sua assinatura que aparece na parte inferior do artigo, ou no meio do conteúdo. Como resultado, você obtém tráfego para seu portal de classificados e, ao mesmo tempo, cria autoridade e reconhecimento de marca.
Quando se trata de guest blogging, o maior desafio é encontrar sites que aceitem postagens de convidados e garantir que sejam relevantes para o seu setor. Não adianta publicar um guest post em um site popular com milhões de leitores se esse site não tiver nada a ver com o seu nicho.
Em vez disso, você precisa se concentrar nos sites que seu público-alvo visitaria, pois isso resultará na obtenção de visitantes interessados em serem listados em seu diretório. Felizmente, você pode encontrar muitos sites adequados onde pode enviar uma postagem de convidado com uma rápida pesquisa no Google.
Tudo o que você precisa fazer é digitar uma palavra-chave relacionada ao seu nicho junto com alguns parâmetros de pesquisa para encontrar oportunidades de postagem de visitantes. Alguns exemplos incluem:
- PALAVRA-CHAVE intitle: ”escreva para nós”
- PALAVRA-CHAVE “enviar uma postagem de convidado”
- PALAVRA-CHAVE inurl: / guest-post /
- PALAVRA-CHAVE “aceitando guest posts”
- PALAVRA-CHAVE “diretrizes de guest post”
Lembre-se de que a lista acima não cobre todos os termos referentes ao guest blogging, mas deve servir como um bom ponto de partida.
12. Convide outras pessoas para fazer guest blogging para você
O guest blogging pode ser uma via de mão dupla. Assim como você pode escrever conteúdo para outras pessoas, elas também podem escrever conteúdo para você. Considere convidar os membros do seu portal para escrever um post no blog do seu site, isso deve fortalecer a comunidade ao redor do seu portal, além de trazer um relato real de um usuário que pode ser de inspiração para outros.
Este é outro método que tem um benefício duplo. Para começar, oferece conteúdo novo para o seu site e tira a criação de conteúdo do seu prato. Em segundo lugar, o blogueiro convidado provavelmente promoverá o artigo que escreveu, que traz mais tráfego para o seu site.
13. Ofereça aos seus clientes um emblema (com um link para o seu portal)
Quando alguém se inscreve para anunciar no seu portal, você pode oferecer alguns emblemas para que o dono do anúncio possa incorporá-lo ao seu site. O emblema deve vincular de volta ao seu diretório. O benefício dessa abordagem é duplo. Por um lado, seus clientes podem usar o selo para aumentar sua credibilidade e mostrar onde seu site ou empresa foi destaque.
Em segundo lugar, permite que você obtenha um backlink de outro site relevante que pode aumentar sua autoridade de SEO. Por último, como o classificado do anunciante terá um emblema com um link para o seu portal, cada visitante que acessar o site poderá clicar para visitar o seu site, o que resultará em mais tráfego.
14. Faça uso de qualificações opiniões e depoimentos
As pessoas compram de empresas e pessoas em quem confiam. Nada constrói confiança mais rápido do que classificações e comentários de outras pessoas. De acordo com pesquisa realizada, 86% dos consumidores lêem comentários online sobre empresas e produtos antes de comprar. Como tal, seu site deve tornar mais fácil para outras pessoas deixarem comentários e compartilharem suas experiências.
Outra maneira de construir confiança é apresentar depoimentos dos clientes em seu site. A inclusão de depoimentos reais aumentará a confiança que os clientes em potencial têm em seu portal de classificados. Você pode convidar seus usuários para enviar um depoimento ou deixar um comentário no Google Meu Negócio ou mesmo na sua página de negócios do Facebook, se tiver uma. Além, existem ferramentas especializadas em enviar pesquisa de satisfação aos clientes logo após uma compra, como o Trustvox por exemplo.
Depois de começar a receber depoimentos e avaliações, você pode adicioná-los à sua página inicial, bem como à página de vendas principal. Não se esqueça de aproveitar ao máximo seus depoimentos, compartilhando-os também em perfis de mídia social.
15. Invista em email marketing
Não espere para construir sua lista de e-mail. O marketing por email tem um dos melhores retornos sobre o investimento, com fontes citando que para cada dólar gasto em marketing por email, você receberá $ 42 em retorno. O marketing por e-mail oferece acesso direto ao seu público, onde você pode estabelecer um relacionamento com eles e educá-los sobre todos os benefícios de estar listado em seu portal de classificados.
Ele permite que você crie confiança e os alcance sem o medo de algoritmos de mídia social enterrarem suas postagens.
Para começar a construir sua lista, inclua formulários de inscrição em seu site. Considere oferecer um incentivo, como um desconto na primeira listagem ou um bônus especial, como uma posição no topo na categoria correspondente no primeiro mês.
Conclusão
Como com qualquer outro site, gerar tráfego para seu portal de classificados é crucial se você deseja gerar receita com seu negócio online. Com as dicas apresentadas neste artigo, você poderá obter mais tráfego para seu site.
Lembre-se de que você não precisa usar todas essas táticas ao mesmo tempo. Comece com um ou dois e então lentamente introduza outros métodos e continue experimentando. Ao fazer isso, você será capaz de entender qual método de geração de tráfego funciona melhor para o seu site e redobrar seus esforços.
Confie em uma plafatorma completa como o eDirectory para que seus esforços sejam maximizados. Boa sorte!