Buscar e encontrar. Essa é a essência de qualquer guia comercial, portal de classificados e diretórios na internet. Quanto mais rico é o banco de dados do guia, maiores são as chances do seu usuário encontrar exatamente aquilo que procura.
No eDirectory, que hoje está programado para entregar resultados refinados e em breve vai melhorar ainda mais, além do banco de dados próprio existe um recurso que você pode usar para deixa-lo ainda melhor: a configuração do Google Places.
Google Places ou Google Meu Negócio
Você que administra guias comerciais sabe melhor do que ninguém a quantidade de empresas que ainda não possuem site, nem mesmo uma página nas redes sociais, não é mesmo? E isso dificulta a vida de muita gente que usa a internet para descobrir novas lojas, produtos em promoção e ofertas incríveis.
Para que elas não fiquem de fora do resultado de buscas o Google desenvolveu o Places, chamado aqui no Brasil de “Meu Negócio”. Basicamente, serve para que o empresário cadastre a empresa (com endereço, telefone coordenadas geográficas, etc) para que ela seja facilmente encontrada nos produtos Google, incluindo o Maps, por exemplo.
Empresas que fazem parte do Places às vezes aparecem nos resultados de buscas do Google bem melhor posicionadas do que empresas que investem em sites, SEO e marketing digital.
O Google Places turbinando seu eDirectory
Além do seu banco de dados, construído arduamente e qualitativamente através do seu esforço, você pode ampliar seus registros customizando o eDirectory com o recurso do Places e fazendo o Google trabalhar por você.
Quando um usuário pesquisa algum item que não foi encontrado na sua base de dados, o eDirectory rastreia aquele item de busca dentro do Google Places e retorna os resultados mais próximos – ou até mesmo resultados exatos.
Esses resultados do Places – amplos e/ou genéricos – também são automaticamente adicionados ao seu banco de dados, deixando seu eDirectory ainda mais poderoso. Dessa forma, você automatiza uma parte do cadastro de novas empresas ao seu Guia através do maior banco de dados do planeta: o Google.