Se você esteve conectado à internet pelo menos uma vez por semana nos últimos anos já deve ter percebido como o jeito de fazer negócios mudou!
Embora os princípios básicos de marketing continuem os mesmos, a cara do marketing mudou e está irreconhecível. É justo dizer que as mídias sociais foram um dos fatores dessa equação que resultou na transformação do marketing, e o colocou de cabeça para baixo. Alguns dos canais de marketing mais antigos já não são mais eficientes e enquanto as mídias sociais continuam a mostrar seu valor.
Com seu negócio, como você reage a essas mudanças na área de marketing?
Enquanto o marketing tradicional se posicionava como mais uma forma de comunicação, as mídias sociais redefiniram o marketing com um diálogo entre empresas e clientes. Será então que você deve abandonar as ferramentas de marketing convencionais em favor dos meios de comunicação mais “sociais” e recentes? Ou deveria tentar um equilíbrio dentre a mídia social e o marketing tradicional?
Os mesmos princípios e uma melhor execução
A regra de ouro para os negócios continua a mesma e também funciona igual para o marketing digital – garantir que você tenha um produto bom, com preço razoável, vendê-lo de forma atraente e tentar envolver o cliente, sem ser agressivo demais. O marketing é todo voltado para o produto ou serviço. Infelizmente, a maioria das empresas faz o marketing do serviço/produto para que pareçam com que eles querem.
Uma combinação entre seguir os princípios do marketing e aumentar o alcance do seu diálogo nas mídias sociais, agregado a uma campanha de marketing vai render bons resultados.
Esse rápido crescimento das mídias sociais pode agora criar propostas de valor para gerar um apelo de mercado, atrair e reter clientes e impulsionar as vendas. Mas lembre-se: quem fará o trabalho de reter o cliente será você, não espere que as mídias sociais façam isso por si só.
Objetivos
Uma campanha de marketing de sucesso é aquela que foca nas metas e objetivos e essa regra não muda com o marketing digital em mídias sociais. Uma perspectiva de negócios é importante para começar a estratégia de marketing com o objetivo em vista. Seja claro sobre o que você espera alcançar e depois escolha e analise o melhor meio para alcançar esse objetivo. É crucial para um comerciante conhecer o público que deseja atingir. Foco nas metas primeiro e depois nos meios para atingir esses objetivos.
Plataformas Sociais
Comerciantes e as empresas têm um eterno dilema de qual plataforma de mídia social para escolher. Seria melhor estar presente em cada rede social ou se restringir a poucas? Você não deve esquecer que a manutenção de cada uma delas exige tempo e dinheiro. Se você já escolheu qual plataforma será parte da sua estratégia, vá em frente. No entanto, esteja atento para garantir que você está de olho no que acontece no mundo das mídias sociais e mantenha uma mente aberta para adotar plataformas sociais diferentes no futuro.
Engajamento
Eu sempre defendo que uma campanha de marketing de sucesso é aquela que consegue envolver os clientes. Se não conseguir se conectar com os clientes, não vale a pena o esforço. Redes sociais como Facebook e Twitter proporcionam uma melhor oportunidade para os comerciantes participarem ativamente de uma conversa com seus clientes, promover diálogo em tempo real. Em contraste, os canais tradicionais de marketing levam a unidirecional de comunicação na maioria das vezes.
Qual é o seu mantra para lidar com as mudanças de marketing? Você concorda que a mídia social tem redefinido o paradigma de marketing para o bem?
Se você tiver alguma dúvida, ou gostaria de aprofundar a discussão, ligue ou mande um email para marketing@arcasolutions.com.br
*Conteúdo adaptado do original produzido por Douglas Idugboe.
Original disponível em – (http://smedio.com/2011/08/29/how-to-adapt-to-the-changing-face-of-marketing/)